Boletim de Serviço Eletrônico em 06/10/2022

Timbre

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA  DE MINAS GERAIS

Campus Sabará
Seção de Assuntos Institucionais

Rodovia MGC 262, Km 10 - Bairro Sobradinho - CEP 34590-390 - Sabará - MG

3136741555 - www.ifmg.edu.br

 

RESOLUÇÃO Nº 2 DE 30 DE SETEMBRO DE 2022

 

Dispõe sobre a aprovação do Manual de diretrizes da Comissão de Comunicação do IFMG campus Sabará

 

A DIRETORA-GERAL SUBSTITUTA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS SABARÁ, Érica Melanie Ribeiro Nunes, no uso das atribuições que lhe são conferidas conforme Regimento Geral do IFMG, aprovado pela Resolução nº 21 de 16 de junho de 2010, alterado pela Resolução nº 15 de 15 de junho de 2016,

 

Considerando a aprovação do Manual de diretrizes da Comissão de Comunicação do IFMG campus Sabará. na reunião do Conselho Acadêmico realizada no dia 14 de setembro de 2022,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º. APROVAR o Manual de diretrizes da Comissão de Comunicação do IFMG Campus Sabará, em anexo a esta Resolução, com vigência a partir de 30 de setembro de 2022.

 

Art. 2º. Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

                                                                DIRETORA-GERAL SUBSTITUTA DO IFMG CAMPUS SABARÁ
                                                                                                      ÉRICA MELANIE RIBEIRO NUNES

 

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                                                                                                                             ANEXO

MANUAL DE DIRETRIZES DA COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO DO IFMG CAMPUS SABARÁ

  

 

1. A Comissão de Comunicação no Campus Sabará

As ações da Comissão de Comunicação (CCOM) visam atender as demandas institucionais de divulgação do ensino, pesquisa e extensão por meio do gerenciamento de publicações nos canais oficiais de comunicação (site, redes sociais e mural digital).

As atividades relacionadas à comunicação do Campus Sabará são realizadas pela CCOM, portanto não se trata de um setor ou seção. Os membros da Comissão não possuem, necessariamente, formação na área de Comunicação. Além disso, os servidores exercem outras atividades, não sendo essa sua principal atribuição no Campus. Sendo assim, as ações de comunicação demandam deliberações coletivas e um planejamento mais longo.

 

Cada membro da Comissão atua de forma mais efetiva em determinados canais de comunicação, conforme organização interna, mas o planejamento das ações e projetos é realizado coletivamente.

 

A CCOM, de caráter permanente e perfil multidisciplinar, é formada por servidores de diversos setores e é instituída por portaria, com composição mínima de 5 membros. A renovação dos seus membros se dá a cada 3 anos por livre adesão, podendo, ainda, haver reconduções.

 

Diferente de outras, a CCOM recebe demandas diárias e estratégicas para a divulgação da marca do IFMG. As solicitações encaminhadas para Comissão, em sua maioria, possuem prazos para divulgação, por exemplo: editais, inscrições em cursos, divulgação de palestras. Sendo assim, torna-se fundamental que o demandante encaminhe com antecedência sua solicitação.

 

Este documento trata dos prazos, das especificidades de cada canal de comunicação e dos limites de atuação da Comissão. A fim de publicizar, normatizar e melhorar o atendimento prestado, apresenta-se o presente documento.


 

2. Contatando a Comissão

Para contatar a CCOM, o solicitante deve enviar e-mail para comunicacao.sabara@ifmg.edu.br. Isso se faz necessário para que as demandas sejam qualificadas e distribuídas entre os membros. Além disso, o envio concentrado para um único canal possibilita a organização das informações, elaboração de relatórios, mensuração das ações da comunicação e melhor retorno para a Comunidade Acadêmica.

Dessa maneira, é necessário que as demandas para a CCOM não sejam encaminhadas para os e-mail pessoais dos membros ou outros canais individuais de comunicação.

 

3. Canais de atuação da Comunicação:

 

3.1 Site Institucional

O site é o meio de comunicação oficial do IFMG Campus Sabará. Todas as informações de relevância para o ensino, pesquisa e extensão devem ser disponibilizadas por esse canal.

O site é organizado e estruturado da seguinte forma:

1- Banners rotativos (imagens se alternam);

2- Páginas das direções, setores e seções;

3- Destaque central (um espaço disponível);

4- Destaques menores (três espaços disponíveis);

5- Últimas notícias - informações de interesse da Comunidade Acadêmica.

 

 

Algumas informações importantes sobre o site:

 

 

3.2 Instagram

 

O Instagram é uma rede social de grande apelo visual, no compartilhamento de fotos e vídeos curtos. Atualmente, é uma das redes sociais mais difundidas, principalmente no Brasil. A rede exige, ainda, constante interação com os seguidores, a fim de ampliar o engajamento e abrangência. No Instagram, as informações pertinentes à comunidade acadêmica são divulgadas de forma dinâmica e interativa.

Para que o Instagram cumpra o seu objetivo institucional, é preciso que as imagens, fotos ou vídeos sejam atrativos. Os textos curtos, mais informais e, de preferência, com o uso de emojis e # de engajamento.

 

A atuação da Comissão nessa rede se dá nas seguintes frentes:

Observações importantes:

 

3.3 Facebook

Assim como o Instagram, o Facebook é uma rede social utilizada para compartilhamento de fotos, vídeos e textos (podendo esses serem um pouco mais longos que o do Instagram). No Facebook, é possível incluir links direcionáveis na própria mensagem.

Nessa rede social, as informações pertinentes à comunidade acadêmica são divulgadas de forma dinâmica e menos formais.

A esfera de atuação da Comissão de Comunicação no Facebook é análoga àquela realizada no Instagram.

3.4 YouTube

O YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos com foco na divulgação de conteúdos mais extensos, do que se comparado a outras redes. Através dessa plataforma, é possível postar vídeos gravados ou fazer transmissões ao vivo. A plataforma permite fácil armazenamento dos conteúdos gravados de reuniões e projetos para consulta posterior.

Para as transmissões no YouTube, a Comissão de Comunicação é responsável somente por orientações e manutenção da conexão, quaisquer outras atribuições durante a realização da atividade devem ser realizadas pelo organizador do evento.

 

3.5 Mural Digital

Como forma de inovar e diversificar os canais de comunicação no IFMG, a Diretoria de Comunicação (DCOM) lançou junto aos campi o projeto Mural Digital, uma iniciativa cujo objetivo é disponibilizar e divulgar conteúdos dinâmicos em Smart TVs posicionadas em espaços de circulação de alunos, servidores, colaboradores e visitantes.

As notícias e informações de interesse geral do IFMG são postadas diretamente da Reitoria pela DCOM. As notícias, informes, dicas culturais e literárias e oportunidades locais são publicadas pela CCOM local.

O Mural Digital suporta exclusivamente imagens, portanto as informações básicas precisam ser inseridas na arte (quem, onde, quando, porquê, público, canais de contato).

Em caso de redirecionamento para páginas externas, é indicado incluir QRCode.

As competências da comissão em relação ao Mural são análogas às das redes sociais.


 

4. Sobre prazos:

 

4.1 Prazo para envio de publicações no site:
 

4.2 Prazo para envio de publicação no Instagram, Facebook e Mural Digital:

4.3 Prazo para solicitar reserva do canal do YouTube:

5 Sobre o formato dos materiais para publicação:

5.1 Material para o site:

 

5.2 Material para as redes e Mural Digital:

5.3 Material para o YouTube:

 

6. Política das redes

6.1 Termos do YouTube: https://www.youtube.com/t/terms

6.2 Termos do Facebook: https://www.facebook.com/legal/terms

6.3 Termos Instagram: https://help.instagram.com/581066165581870

6.4 Manual de Comunicação do IFMG - Versão 2016: https://issuu.com/ifmg-reitoria/docs/manual-comunicacao-ifmg

 

7. Disposições finais

Sabará, 30 de setembro de 2022.


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Documento assinado eletronicamente por Erica Melanie Ribeiro Nunes, Diretor(a) Geral Substituto(a) - Campus Sabará, em 05/10/2022, às 11:50, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


QRCode Assinatura

A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://sei.ifmg.edu.br/consultadocs informando o código verificador 1336940 e o código CRC 8ED48A8E.